VENHA CONHECER ROSÁRIO DO SUL 
Eventos Esportivos 
Jogos de Verão 
"Vem conhecer meu pago"
Um universo de belezas
UM PORTAL TURÍSTICO
1/13

Rosário do Sul é conhecida por sua diversidade de Pontos Turísticos, sejam eles naturais, religiosos ou históricos, destacam-se entre eles, a Praia das Areias Brancas, de água doce e considerada a mais bela praia fluvial do Estado, recebeu este nome pelos seus 3km de areias finas e brancas. Ponto arborizado com infraestrutura completa de camping, local para caminhadas, restaurantes e bares, também é palco de concursos e shows. Possui uma extensa área de lazer que turistas e munícipes desfrutam durante a temporada de verão.

 

Outro ponto turístico natural é a Serra do Caverá, lindo local, composto por uma cadeia de picos quebrados, encravados entre as coxilhas pampeanas por cerros limpos e moderadamente ondulados. Foi palco de batalhas e revoluções, e ainda protege Rosário do Sul de fortes ventos e tempestades.

 

Inaugurada em 1969, a Ponte Marechal José de Abreu fica sobre o Rio Santa Maria, ela sai do município, na direção Leste. Considerada a maior ponte de concreto armado da Metade Sul do Estado, possui 1.772 metros de extensão, sendo a ligação entre os municípios das regiões Oeste e Leste do Rio Grande do Sul através da BR-290, bem como passagem de turistas da Argentina e Uruguai.

 

Como turismo religioso, destaca-se o Monumento a Nossa Srª. De Fátima, localizado na Praça do Estudante, é um monumento de alvenaria em forma cilíndrica, medindo 26m, encimado por uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, réplica da existente na cidade de Fátima em Portugal, sendo ainda, um dos mais altos monumentos religiosos em homenagem a esta Santa da América do Sul.

 

No turismo histórico, ganha destaque a célebre Batalha do Passo do Rosário, também conhecida como Batalha do Ituzaingó, entre os exércitos Brasileiro e Argentino. Batalha esta sem vencidos nem vencedores, que originou a República Oriental do Uruguai.

 

UM POLO LOGÍSTICO
Localização Privilegiada

Rosário do Sul está situado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, limitando com os seguintes municípios: ao norte Cacequi, ao sul Santan`ana do Livramento, a leste São Gabriel, Lavras do Sul e Dom Pedrito e a oeste Alegrete e Quaraí. O município que está no corredor do Mercosul com ligação através da BR 290, tem acesso facilitado à todas as regiões do estado. 

 

Distâncias
  • São Gabriel, distância de 62km

  • Cacequi, distância de 44km

  • Alegrete, distância de 105km

  • Quaraí, com distância de 200km

  • Santana do Livramento, com distância de 100km

  • Dom Pedrito, com distância de 120km

  • Porto Alegre(Capital) - 386km

  • Montevidéu (Uruguai) - 504km

  • Buenos Aires (Argentina) - 677km

  • Assunção (Paraguai) - 716km

  • Santiago (Chile) - 2.064km

 

Aeroporto Municipal 

O Aeroporto Municipal está situado na zona urbana do Município ao sul do perímetro urbano, com uma pista de 1200 metros de comprimento.  
É de propriedade da Prefeitura Municipal, sendo por ela administrado. Um projeto de revitalização e modernização da sua estrutura esta sendo realizado, com objetivo de atender aeronaves de grande porte, garantindo mais segurança para pousos e decolagens diurnas e noturnas. 

 

Acessos Rodovia
  • BR-290: Rosário do Sul – São Gabriel, Alegrete,

  • BR-158: Rosário do Sul – Santana do Livramento, Santa Maria

  • RS-640: Rosário do Sul – Cacequi

  • RL 010: Rosário do Sul – Dom Pedrito

 

Acesso Ferrovia 

Rosário do Sul possui uma extensa malha férrea, hoje utilizada por alguns trens para transporte de cargas.

  • Projetos:

Atualmente o Governo Municipal defende a passagem da ferrovia Norte-Sul, na região. O que irá permitir a ampliação desse importante modal logístico para os municípios da Fronteira Oeste do estado.

Outra ferrovia que se está buscando, é a do Mercosul, que juntamente com a Norte-Sul, formariam um grande entroncamento ferroviário na região, facilitando o acesso e o escoamento da produção dos municípios da Fronteira Oeste.

UMA ECONOMIA LATENTE 
Dados Econômicos 

Rosário do Sul é uma cidade praticamente agrícola, que conta com o cultivo de arroz, soja, citricultura e também o plantio de eucaliptos. Na pecuária, destaca-se a criação de ovinos, bubalinos, equinos e suínos. 

Outra importante fonte econômica, são os micro e pequenos empresários da cidade, que movimentam o comércio e a economia local.

Dados:

  • PIB (R$ mil): 597.381(Fonte: FEE/2010)

  • PIB per capita (R$): 15.028 (Fonte: FEE/2010)

  • Exportações totais: U$ FOB 723.300 (Fonte: FEE/2010)

 

 

Agricultura 

O município tem sua matriz produtiva baseda no setor primário, onde sua produção está fortemente foltada para a agricultura. No seu solo entre outras culturas, são plantados arrroz, soja, milho, feijão, além dos hortifruti.

Também na agricultura, Rosário do Sul, tem a Indústria de Citros, onde atualmente são cultivadas 10 variedades, sendo 5 de laranjas e outras 5 de mandarinas. As variedades produzidas em diferentes proporções, leva em conta o alto interesse, atração econômica e mercadológica de acordo com o reconhecimento do consumidor.
 

Agropecuária 

Na pecuária, Rosário do Sul vem ganhando destaque na alta qualidade genética. Atualmente, a criação de ovinos, equinos, caprinos, muares, suínos e bubalinos, são o destaque.

 

Extrativismo Mineral 

Atualmente, 3 empresas têm cadastro para extração de areia no Município de Rosário do Sul, esta atividade constitui-se em uma importante fonte de renda para mais de 100 famílias que habitam nas margens do rio Santa Maria (bairros: Vila Nova, Progresso e Areias Brancas), fazendo da retirada de areia o seu sustento. 

NEXT OPEN

HOUSE

TUESDAY, OCT 12

CALL US TO RESERVE YOUR SPOT

123-456-7890